sexta-feira, 9 de novembro de 2012

12/11/12 - Pesquisa de Ciências: Tipos de Energia - Como se faz um trabalho?


COMO SE FAZ UM TRABALHO?

Existem muitas formas de se fazer um trabalho escolar. Podemos fazer pesquisa em livros, jornais, revistas, internet, entrevista, enciclopédias etc.
É importante ler o assunto, pensar sobre ele e só então começar a escrever. Copiar tudo o que está na pesquisa, sem resumir, deixa o trabalho pobre. Por isso, vale a pena fazer um rascunho, onde você vai escrever as ideias mais importantes que encontrou em sua pesquisa.

Existem várias sequências para se organizar um trabalho escolar. Vamos usar a seguinte:

1. Capa (Título do trabalho, nome do aluno e da escola);
2. Dados Pessoais (Dados da escola, aluno,  ano, turma);
3. Índice (Lista dos assuntos do trabalho);
4. Introdução (Pequeno texto falando sobre o que contém no trabalho);
5. Capítulos/Desenvolvimento (Todos os capítulos listados no índice, cada um fala de um assunto);
6. Conclusão (Pequeno texto resumindo as ideias mais importantes que foram apresentadas no trabalho);
7. Bibliografia ( Dados de todos os livros e endereços dos sites usados para fazer o trabalho).

No desenvolvimento do capítulo sobre cada tipo de energia, você vai responder às seguintes questões:


a) Qual é a fonte dessa energia?
b) Como é o processo de transformação da energia?
c) Quais os locais adequados para a produção desta energia?
d) O processo de produção desta energia causa algum dano ao meio ambiente? Qual?
e) Há quanto tempo este tipo de energia é usado? Quem a descobriu?
f) Ilustrações sobre este tipo de energia:

Estas questões são subtítulos e podem ser escritas como perguntas. Evite responder apenas sim ou não. Queremos saber mais informações sobre cada subtítulo, por tanto, pesquise.
Se você não encontrar um desenho que possa colar em seu trabalho, crie você mesmo um desenho. Seu livro contém muitas informações sobre este trabalho, ele também é uma boa fonte de pesquisa, mas não pode ser a única.  Não recorte seu livro!

Os sites abaixo são boas fontes de pesquisa. Mas lembre-se: evite copiar e colar tudo o que encontrar. LEIA, selecione a informação mais importante e escreva com suas palavras o texto do seu trabalho.
Este é um exercício preparatório para o 6° ano, onde você fará inúmeras pesquisas e trabalhos. Comece a se preparar agora!


Para ficar mais claro...
Escola Classe 12 de Ceilândia


Fontes de Energia






Nome do Aluno
 DADOS PESSOAIS
Nome do Aluno:
Professora:
Ano/Turma:
Data:

ÍNDICE
Introdução: O que é energia?
1. Energia Elétrica.............. pág.
2. Energia Eólica............... pág.
3. Energia Solar............... pág.
4. Energia de Fontes Alternativas... pág. Conclusão.................... pág. Bibliografia.................... pág.



Página 01
 INTRODUÇÃO

O que é energia?
Mmmmm mmmm mmm m mmm mmm mmm ...
Quais são os principais tipos de energia?
Mnmnmn mnmn nmnmn nnn mnmmmn nnmmm mn mnn mmm...
Mnmnmn mnmn nmnmn nnn mnmmmn nnmmm mn mnn mmm...


1. Energia Elétrica.
a) Qual é a fonte dessa energia?
b) Como é o processo de transformação da energia?
c) Quais os locais adequados para a produção desta energia?
d) O processo de produção desta energia causa algum dano ao meio ambiente? Qual?
e) Há quanto tempo este tipo de energia é usado? Quem a descobriu?
f) Ilustrações sobre este tipo de energia:
-
Página n°__

2. Energia Eólica.
a) Qual é a fonte dessa energia?
b) Como é o processo de transformação da energia?
c) Quais os locais adequados para a produção desta energia?
d) O processo de produção desta energia causa algum dano ao meio ambiente? Qual?
e) Há quanto tempo este tipo de energia é usado? Quem a descobriu?
f) Ilustrações sobre este tipo de energia:
9
Página n°__
3. Energia Solar.
a) Qual é a fonte dessa energia?
b) Como é o processo de transformação da energia?
c) Quais os locais adequados para a produção desta energia?
d) O processo de produção desta energia causa algum dano ao meio ambiente? Qual?
e) Há quanto tempo este tipo de energia é usado? Quem a descobriu?
f) Ilustrações sobre este tipo de energia:
7
Página n°__


4. Fontes de Energia Alternativas.
a) Qual é a fonte dessa energia?
b) Como é o processo de transformação da energia?
c) Quais os locais adequados para a produção desta energia?
d) O processo de produção desta energia causa algum dano ao meio ambiente? Qual?
e) Há quanto tempo este tipo de energia é usado? Quem a descobriu?
f) Ilustrações sobre este tipo de energia:
6
Página n° --

CONCLUSÃO

Existem várias fontes de energia. Cada uma delas serve para...
Mnmnmn mnmn nmnmn nnn mnmmmn nnmmm mn mnn mmm...



Página ... 
 BIBLIOGRAFIA

Livro :
Autor:
Ano:

Site:

Jornal:
Sessão:
Data:
Página... 
LEMBRETE!
Antes de escrever, LEIA, LEIA, LEIA; PENSE, PENSE, PENSE. E só depois escreva.
Este trabalho poderá ser digitado ou manuscrito em folha pautada.
Evite usar folhas de caderno para fazer seu trabalho.
Não faça cópias exatas da internet e sempre cite a fonte de onde você retirou a informação.
Data da entrega: 29/11/12
Bom trabalho!











12/11/12- Mofologia


ESCOLA CLASSE 12 DE CEILÂNDIA
Morfologia - grupos invariáveis:
Advérbio, conjunção, preposição e interjeição.

Morfologia é o ramo da gramática que estuda a classe das palavras - isto é, a natureza delas. Em português, essas classes são dez: seis variáveis, e quatro invariáveis. Isto é, são palavras que não vão para o plural, nem para o feminino.
São variáveis os artigos, adjetivos, numerais, pronomes, substantivos e verbos. Já invariáveis são os advérbios, as conjunções, as interjeições e as preposições.
Veja a tabela abaixo com as funções destas palavras.
Classes gramaticais
Função ou sentido
Advérbio
Palavra que modifica o verbo, o adjetivo ou outro advérbio, expressando uma circunstância. Exemplos:
Ali; lá, naquele lugar.
Não: expressa negação.
Logo: prontamente, imediatamente.
Preposição
Termo que subordina uma palavra à outra. Exemplos:
Livro de João, peso sobre o papel, espaço entre as árvores, morava em Belo Horizonte.
Conjunção
Termo que liga duas palavras, dois membros de uma oração ou duas orações. Exemplos:
E: exprime ideia de adição (aditiva).
Mas: relaciona pensamentos em contraste ou oposição.
Quando: conjunção temporal.
Se: conjunção que exprime condição.
Interjeição
Vocábulo que traduz uma impressão súbita, como dor, susto, alívio, admiração. Exemplos:
Oba!: alegria, satisfação. Ah!: alívio, alegria. Psiu!: Ordena silêncio.

09/11/12 Exercício: sujeito e predicado


Escola Classe 12 de Ceilândia
PRATICANDO...
09/11/12
1)    Sublinhe os verbos das orações e separe-as em sujeito e predicado.

a)O leão fugiu do circo.
Verbo: 
Sujeito: 
Predicado:  

b) Rodrigo e Diego trabalham na loja.
Verbo: 
Sujeito: 
Predicado: 

c) O sol é o rei dos astros.
Verbo: é
Sujeito: O sol
Predicado: é o rei dos astros

d) As crianças brincam de bola na calçada.
Verbo: 
Sujeito: 
Predicado: 

e) Eu e Sônia fomos ao baile de formatura.
Verbo:
Sujeito: 
Predicado: 

f) São famosos aqueles cantores.
Verbo: 
Sujeito: 
Predicado: 

g) Mário e Marcelo sujaram as roupas.
Verbo: 
Sujeito:
Predicado: 

h) Meu time ganhou o campeonato hoje.
Verbo: 
Sujeito: 
Predicado: 

2) Complete as frases abaixo com um predicado:
a)    O cantor_____________________
b)    A escritora ___________________
c)     A cozinheira __________________
d)    O corredor ___________________
e)    O padeiro ____________________
f)      A costureira __________________
g)    A médica ____________________



3) Complete as frases com sujeitos:
a) __________ usou um vestido lindo!
b)__________ gosta de leite quente.
c) ___________ fez uma entrevista.
d) ______________ deu aula hoje.
e) ______________ chupou o bico.
f) __________ fez pães deliciosos.
g) ________ costurou a roupa branca.

4) Encontre o sujeito e o núcleo do sujeito das orações abaixo:
a) Eu abro a janela todos os dias.
Sujeito: 
Núcleo do sujeito: 

b) Minha amiga adora festivais de música.
Sujeito: 
Núcleo do sujeito: 

5) Sublinhe o predicado das orações abaixo:

a) Os amigos estavam entusiasmados.
b) Os professores participaram da reunião.
c) Chegaram os pais e os filhos.
d) Terminaram as férias.

terça-feira, 6 de novembro de 2012

7/11712 - Sujeito e predicado. Matemática: metro³ e m², medidas de capacidade


ESCOLA CLASSE 12 DE CEILÂNDIA

TERMOS ESSENCIAIS DA ORAÇÃO: SUJEITO E PREDICADO

Os termos essenciais da oração são o sujeito e o predicado.
sujeito é o termo (parte) da oração sobre o qual se faz uma declaração, ou seja, se diz alguma coisa.
Exemplo:
O menino está feliz.
Quem está feliz? O menino (sujeito)

O termo da oração que manda no verbo é o sujeito. Para se encontrar o sujeito de uma oração, na maioria das vezes, basta fazer a pergunta o quê? Ou a pergunta quem? Antes do verbo. Veja:

As aulas começaram cedo.
(O que come cedo?)
 Sujeito: As aulas

Minha professora é ótima.
(Quem é ótima?)
Sujeito: Minha professora

Núcleo do sujeito: é a palavra principal do sujeito. Essa palavra é a principal porque é sobre ela que o predicado diz algo. Exemplo:

As crianças estudam
Sujeito: As crianças
Núcleo: crianças

Os homens responsáveis zelam pelas crianças.
Sujeito: Os homens responsáveis
Núcleo: homens


Predicado é o termo (parte) da oração que declara alguma informação sobre o sujeito, ou seja, é o que se diz do sujeito. Encontrando o sujeito da frase, tudo o que sobra é predicado.
Exemplo:
O menino está feliz. (Quem está feliz?)
Sujeito: O menino
Predicado: está feliz.



Analisando a frase abaixo, podemos descobrir quem é o sujeito e o predicado fazendo duas perguntas ao verbo:

O menino chutou a bolaVerbo: chutou.
QUEM chutou a bola? = O menino (sujeito)
O QUE FEZ o menino? = chutou a bola (predicado)
O verbo sempre pertence ao predicado.

Atividades:

1)    Complete as frases com sujeitos.
a)    ___________________ são irmãos.
b)    ___________________latiu muito.
c)     _____________ é um animal perigoso.
d)    Ontem, _______________ deu uma ótima festa.

2)    Complete as frases com predicados:
a)    O menino ______________________
b)    A menina ________________________

MATEMÁTICA

ESCOLA CLASSE 12 DE CEILÂNDIA

Metro Quadrado e Metro Cúbico
   O metro quadrado é a unidade de medida de área e o metro cúbico é a unidade de medida de volume ou capacidade.

Metro quadrado - m²
O metro quadrado (m²) é uma medida de suas Dimensões e se calcula, “base” e “altura”, como por exemplo: uma peça de mármore. Você pega a base da peça e multiplica pela altura.
ex.:
base: 2 metros
altura: 4 metros
2 x 4 = 8 metros²
Ou ainda, imagine que você quer saber qual a área de um quarto medindo 4m X 5m, basta você efetuar a multiplicação, 4 X 5 = 20 m² (lê-se vinte metros quadrados).

Metro Cúbico - m³
       O metro cubico (m³) é uma medida de três dimensões e se calcula, “largura (base)” por “altura” por “comprimento/profundidade”, como por exemplo:
altura: 8 cm
profundidade: 6 cm
largura: 15 cm
ALTURA
Imagine uma caixa:
Você multiplica o comprimento/profundidade pela altura e o resultado multiplica pela profundidade da peça:
15 x 8 x 6= 720 m³
       Outro exemplo, imagine que você quer saber quantos litros cabem em uma caixa d’agua que mede 2m X 3m X 1,5m (Largura X Comprimento X Altura), também é só multiplicar 2 x 3 x1,5 = 9m³ (lê-se nove metros cúbicos).
Sabendo que a cada 1m³ tem-se 1.000 litros, então 9m³ terá 9×1.000=9.000 litros de água.

Medidas de capacidade

Ø A capacidade de um objeto é o volume que ele pode conter, ou seja, estabelece a quantidade de líquido que cabe dentro do objeto.
Ø A unidade principal de medida de capacidade é o litro, cujo submúltiplo utilizado é o mililitro. Submúltiplo é um termo da matemática que se refere a um número que cabe várias vezes dentro de outro. Exemplo: 3 é submúltiplo de 9, ou seja, 3 cabe 3 vezes dentro de nove: 3+3+3=9.

Relembrando:
Múltiplos (:10)
Unidade Fundamental
Submúltiplos (x10)
quilômetro
hectômetro
decâmetro
Metro
decímetro
centímetro
milímetro
km
hm
dam
m
dm
cm
mm
1000 m
100 m
10 m
1 m
0,1 m
0,01 m
0,001 m
quilômetro
hectômetro
decâmetro
Metro
decímetro
centímetro
milímetro
km
hm
dam
m
dm
cm
mm
0,001
0,01
0,1
1 m
10
100
1000




Formam 1 metro
Formam 1 metro
Formam 1 metro
quilolitro
hectolitro
decalitro
Litro
decilitro
centilitro
mililitro
kl
hl
dal
L
dl
cl
ml



1
0,1
0,01
0,001
0,001
0,01
0,1
1 m
10
100
1000




Formam 1 litro
Formam 1 litro
Formam 1 litro

 
O litro é definido como o espaço ocupado dentro de um  recipiente em forma de cubo com um decímetro de aresta. Lembrando que 1 dm é igual a 10 centímetros, temos um cubo com as dimensões 10 x 10 x 10 cm, ou seja: 1.000 cm³.
Um mililitro (ml) é a milésima parte de um litro, ou seja: é igual à um cm³
Então, cada cm³ corresponde à um milésimo (ml também) de litro.
1 cm³ = 1 mililitro = 0,001 litro
1 dm³ = 1 LITRO = 1,0 L
1 m³ = 1000 litros
Mil pedacinhos de 1cm3 formam um de 1 litro. Para converter litros ( L) em metros cúbicos (m³), basta dividirmos o valor do litro por mil.